GDF multa indústria de cimento na Fercal

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibram) multou na tarde desta terça-feira, 4 de outubro, a indústria de cimento Ciplan, na região da Fercal, próximo a Sobradinho. A punição se deu em razão dos altos índices de poluentes do ar expedidos pela fábrica, na região.

No local há 14 empresas entre elas, produtoras de cimento, mineradoras e usinas de asfalto, responsáveis pela maior parte dos problemas de poluição do ar que atingem cerca 26 mil habitantes.

Caso Ciplan

O Ibram autuou a empresa no último dia 26 de agosto e proibiu o funcionamento do forno 1. A empresa possui 3 no total. O primeiro é o que mais polui, por não possuir filtro adequado.

A medida foi tomada em conjunto com o Ministério Público Federal, que havia recomendado o fechamento do forno 2 também . O acordo em fechar apenas o primeiro foi feito em nome da regularização da produção da indústria e pela não-paralisação das atividades da empresa. O Ibram, está analisando a licença de operação do forno 3, mais moderno e com filtro. A empresa tem até janeiro de 2012 para adequar os três fornos.

Para a emissão da licença foram exigidas condicionantes de monitoramento das emissões por meios eletrônicos com sensores remotos. Os aparelhos vão fornecer onlinea quantidade de particulados. Também serão instalados sensores a laser e câmeras nas chaminés para o monitoramento correto

Multa

Laudo técnico de emissão de poluição, elaborado por técnicos do GDF, concluiu que o forno de número 1 continuou funcionando, mesmo após a autuação. O Ibram entregou a multa de cerca de R$ 250 mil pelo descumprimento e mais R$ 50 mil por dia de funcionamento após o dia 04 de outubro.

Compensação ambiental

O TAC Nº. 014/2005, firmado entre Ciplan e GDF, prevê a construção de uma escola e de um posto de saúde na região da Fercal, como compensação ambiental pelo funcionamento da empresa. A Ciplan concordou com as obras e a licença ambiental para os equipamentos públicos deve ser liberada nos próximos dias.

 

Fonte: www.ibram.df.gov.br

117 comentários sobre “GDF multa indústria de cimento na Fercal

  1. e-commerce

    Hey! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization? I'm trying to get
    my blog to rank for some targeted keywords but I'm not seeing very good gains.
    If you know of any please share. Kudos! You can read similar art here: Sklep internetowy

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *