Área próxima ao Parque Olhos d’águas será protegida

Parque Olhos d’água

(04/11/2011 - 14:07)

A expansão do Parque Olhos d’água foi o tema debatido na noite desta quinta-feira (03), no Plenário da Câmara Legislativa. A audiência pública contou com a participação de representantes do governo, da comunidade e dos deputados Raad Massouh e Joe Valle.

O principal assunto debatido foi a polêmica da construção de um futuro centro comercial em uma área próxima ao parque, com sensibilidade ambiental. O local tem laudos técnicos que comprovam a existência de cursos d'água, inclusive já parcialmente prejudicados, que foram no passado, aterrados para a construção de quadras habitacionais.

O secretário do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos, Eduardo Brandão, iniciou seu discurso comentando da ausência de representantes das instituições interessadas nos empreendimentos. “É uma pena que não poderemos ouvir o outro lado, porque se depender das ações deste governo, não haverá centro comercial algum na área. O governador quer que o espaço seja de preservação ambiental”, disse o secretário, que em seguida foi ovacionado pela plateia.

O terreno em questão foi vendido pela Terracap a um empresário em 2000, no governo de Joaquim Roriz. O secretário Eduardo disse ainda que o interessado precisará ser indenizado pelo governo. “Teremos de ser justos. O Estado tem de ser responsável e terá de ressarcir o empresário”, falou Brandão.

Como resultado, da audiência pública resultará em um documento oficial, chancelado pelo governador Agnelo Queiroz garantindo a preservação da área.

Os edifícios habitacionais da Universidade de Brasília também projetados para uma área próxima ao parque devem ainda ser analisados pelos órgãos ambientais, Semarh e Ibram. O local, desde que respeitados os 30 metros afastados da APP do local, tem laudos técnicos realizados por empresa particular que comprovam a legalidade da construção.  O Ibram informa que o processo de licenciamento ambiental desta área não foi iniciado.

Instituto Brasília Ambiental.

Há de se lembrar que os pareceres técnicos que não permitiram a continuidade da obra foram produzidos por servidores Analistas Ambientais da Diretoria de Parques. Pareceres anteriores somente solicitavam estudos mais aprofundados, sem de fato, proteger a área.

Assim sendo, percebe-se a importância de uma carreira sólida e comprometida para a melhoria dos procedimentos de análise ambiental  por parte do IBRAM.

 

77 comentários sobre “Área próxima ao Parque Olhos d’águas será protegida

  1. 6341

    Awesome blog! Is yyour thene ustom mwde orr did you download iit from somewhere?
    A themee ike ours wijth a feww simple tweeks would really mak
    my bloig jump out. Please leet me knw wwhere yyou ggot youur design. Thahk you

    Responder
  2. 8136

    I'd like tto thank you for thhe efforts you've put in writing thiks blog.

    I realy hope tto see the samme high-grade content
    bby you inn the future aas well. In fact, yolur creative writinng abilitries hass motivted mme
    tto gget my vry owwn siye noow 😉

    Responder
  3. 0745

    When smeone wrutes an paragraph he/she retains the idfea oof a useer in his/her mibd that hhow a usser caan bee awaree of it.
    Therefor that's why tyis paragrph is perfect.
    Thanks!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *